Os lagos certamente formam belas paisagens naturais, sendo menores que mares e oceanos e maiores que lagoas. E os maiores lagos são tão grandes que sua extensão pode corresponder a área de um país inteiro, enquanto outros se destacam pelo volume de água.

Veja uma lista dos 5 maiores lagos do mundo:

5° – Lago Michigan – Estados Unidos

Com uma área de cerca de 58.016 Km², o Lago Michigan é dos cinco Grandes Lagos da América do Norte, sendo o único que está completamente dentro das fronteiras dos Estados Unidos.

Este lago também é o maior de água doce dos Estados Unidos e o quinto maior do mundo. O ponto com maior profundidade do lago possui 281m. Já o volume é de aproximadamente 4.918 km³ de água.

Entre as cidades que estão nas margens desse lago  estão Chicago, Evanston, Green Bay, North Chicago, East Chicago e Hammond. Ao todo, uma média de 12 milhões de pessoas vivem ao redor do lago, que também possui praias.

As praias localizadas ao norte de Indiana e a oeste do estado de Michigan são famosas pela beleza, areia branca e águas frescas e limpíssimas.

4° – Lago Huron – Países da América do Norte

Assim como o Lago Michigan, o Lago Huron também faz parte dos cincos Grandes Lagos da América do Norte. Sua localização se divide entre os Estados de Michigan, nos EUA, e a província de Ontário, no Canadá. Vale ressaltar que a maior parte deste lago fica no Canadá e é o maior reservatório de água do país.

No Lago Huron, há uma porção terra que forma a maior ilha de água doce do mundo, a Ilha Manitoulin. Lá moram aproximadamente 13 mil habitantes e há mais de 100 lagos próprios em seu interior.

A área total do lago é de 59.600 km². Este é o segundo maior dos cinco Grandes Lagos. A profundidade máxima do Lago Huron é de 230 metros e ele está localizado a 176 metros de altitude.

3° – Lago Vitória – África

O Lago Vitória é um dos Grandes Lagos Africanos, que está localizado em um planalto elevado na parte ocidental do Vale do Rift, na África Central.

Esse lago está sujeito à administração de três países: Tanzânia, Quênia e Uganda e possui uma área total de 68.870 km². Ao Norte, o Lago é cortado pela linha do equador.

O Lago Vitória ocupa uma depressão constituída por movimentos tectônicos, estando situado a 1.133 metros de altitude.

Entretanto, a profundidade é considerada baixa, de 40 a 83 metros.

2° – Lago Superior – América do Norte

O Lago Superior também é um dos Grandes Lagos da América Norte, sendo o maior lago de água doce em extensão territorial e volume do mundo.

Este Lago é tão grande que comportaria todo o volume de água dos outros Grandes Lagos. O volume de água doce presente no Lago Superior corresponde a 10% da água doce de todo o planeta e ainda há uma grande quantidade congelada nos polos.

O Lago Superior possui uma área de 82.414 km² e está localizado em uma área menos habitada dos cinco Grandes Lagos. Ele está localizado entre a Província de Ontário, no Canadá, e os estados de Michigan, Minnesota e Wisconsin, nos Estados Unidos.

1° – Mar Cáspio – Ásia e Europa

O Mar Cáspio concentra a maior quantidade de água cercada do planeta Terra, tendo uma área de 371.000 km².

Os antigos habitantes do litoral desse lago consideravam o Mar Cáspio um oceano. Isso ocorria provavelmente por conta da salinidade.

O Mar Cáspio não está conectado a um outro oceano e se encontra abaixo do nível do mar. Para se ter ideia das proporções, as águas de todos os lagos do mundo correspondem apenas 40% do Cáspio.

A água do Mar Cáspio é fornecida principalmente pelo Rio Volga. Cinco países são banhados pelo Cáspio. São eles: Rússia, Irã, Turcomenistão e Azerbaijão.