As mais belas cataratas do mundo

0

As cataratas ao redor do mundo são um espetáculo de beleza e demonstração de força da natureza. Além disso, algumas delas também são usadas como fonte de energia.

Elas são constituídas por quedas d’água formadas por desníveis no terreno. Conheça as mais belas cataratas do mundo:

1. Victoria Falls

A Victoria Falls é uma das quedas d’água mais espetaculares no mundo. Elas estão localizadas no rio Zambeze, na fronteira entre Zimbabwe e Zâmbia.

As cataratas possuem cerca de 1,5 km de largura e 128 m de altura.

O Parque Nacional de Victoria Falls e o Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya estão inscritos como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

2. Niagara Falls

As Cataratas do Niágara consistem em um grupo de grandes quedas d’água localizadas no rio Niágara, no leste da América do Norte, na fronteira entre o estado estadunidense de Nova Iorque e a província canadense de Ontário.

As quedas do Niágara são compostas por três grupos diferentes: Cataratas Americanas, as Cataratas Canadenses e as Cataratas Véu da Noiva.

Apesar se serem extremamente altas, as quedas d’água não são muito largas, sendo as mais volumosas da América do Norte.

Em tempos em que o volume de água está alto, aproximadamente 168 mil m³ de água caem por minuto.

Além de serem famosas pela beleza, essas cataratas também são uma fonte valiosa de energia hidrelétrica, além de serem um destino turístico bastante popular.

3. Kaieteur

As Cataratas de Kaieteur são quedas d’água formadas do rio Potaro, região central da Guiana Francesa.

Elas estão localizadas no Parque Nacional Kaieteur, que fica na região do Planalto das Guianas. Essa área também é reivindicada pela Venezuela.

A Kaieteur é cinco vezes mais alta que as Cataratas do Niágara e duas vezes mais alta que a Victoria Falls.

4. Santo Ángel

O Santo Ángel, gerado pela queda do rio Churún, no estado de Bolívar, no sudeste da Venezuela, é o salto mais alto do mundo, com 979 metros de altura, sendo 807 metros de queda sem interrupção.

O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, que é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1994. O parque tem uma área de 30 000 km² e é o sexto maior do mundo.

As cataratas estão próximas da fronteira Brasil-Guiana.

5. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas d’água no rio Iguaçu, na Bacia hidrográfica do rio Paraná.

As quedas estão localizadas entre o Brasil e Argentina. Entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e Parque Nacional Iguazú, em Misiones. Os parques também são ponto turísticos bastante visitados por pessoas de todo o mundo.

Juntando os dois parques a área total é de 250 mil hectares de floresta subtropical. Ambos os parques são considerados Patrimônio Natural da Humanidade.

A Garganta do Diabo é a queda mais alta, com 80 metros de altura.

Em 2011, as Cataratas foram eleitas uma das sete maravilhas naturais no mundo. A votação foi organizada pela Fundação New 7 Wonders e teve mais de 1 bilhão de votos.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário