Por que é tão difícil encontrar vida fora da Terra?

0

Há um segmento da comunidade científica que acredita ser muito difícil encontrar vida fora da Terra. Um estudo publicado em 2014 reafirmou essa teoria.

Os planetas fora do sistema solar são estudados a partir da composição química dos gases que estão em rastros de luz deixados por estrelas que passam perto desses planetas que estão longe.

A partir da análise desses gases seria possível identificar a presença de vida caso fossem encontrados gás metano ou oxigênio.

Dr. Hanno Rein da Universidade de Toronto que liderou o estudo disse acreditar que tanto a molécula de metano quanto a de oxigênio são suscetíveis de serem produzidas por vida tanto na Terra quanto em outros planetas.

Dr. Hanno Rein

Nessa perspectiva, os cientistas buscam encontrar essas duas partículas juntas para, a partir daí, começar a trabalhar na possibilidade que há vida fora da Terra.

Planetas estão longe demais

Um dos principais fatores que impede os estudos da vida fora da Terra é que os exoplanetas estão a uma grande distância, o que torna praticamente impossível decifrar os espectros, que possuem uma resolução extremamente baixa, sendo difícil afirmar qualquer coisa sobre eles.

Se o exoplaneta for orbitado por uma lua, captar as informações necessárias para definir se há vida neles é ainda mais difícil.

Por isso, Rein acredita que as chances de que se encontre vida fora da Terra é praticamente nula. Contudo, se essa pesquisa fosse voltada para planetas mais próximos à Terra, certamente seria possível conseguir espectros com uma resolução melhor para o estudo.

A teoria do zoológico galáctico

Em um Universo imenso é compreensível imaginar que não somos a única forma de vida.

Mas, por que mesmo com tanto estudo ainda não conseguimos comprovar que há vida fora da Terra?

O físico italiano Enrico Fermi (1901- 1954) questionou o motivo de nunca ter havido contato de outros planetas.

Esta questão é chamada de “o grande silêncio” ou “paradoxo de Fermi”.

Enrico Fermi

Uma das explicações para este questionamento seria a teoria do zoológico galáctico, que diz que há a possibilidade de os alienígenas estarem nos observando da mesma forma que nós observamos animais em um zoológico.

Mas, como fazer com que os guardiões desse zoológico entrem em contato?

Alguns cientistas acreditam que esses guardiões não aparecem, pois poderia ser perigoso.

Essa tese seria baseada nas experiências passadas de choque entre duas civilizações, que é uma coisa perigosa para ambas.

Por isso, os extraterrestres não tentariam se comunicar com os terráqueos.

Jean-Pierre Rospars, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Agrícolas da França (INRA), possui a teoria de que os extraterrestres estão nos impondo uma quarentena galáctica por saber que seria prejudicial se tivéssemos conhecimento deles.

É uma boa ideia tentar contato com os extraterrestres?

Este é um tema polêmico. Em 2004, por exemplo, o físico Stephen Hawking (1942 – 2018) disse em uma entrevista que tentar contato com os extraterrestres seria um verdadeiro desastre.

Stephen Hawking

Isso porque, é bem provável que os alienígenas estejam muito à nossa frente. Por isso, poderia ser algo que poderia trazer diversos problemas.

Mesmo com todas essas teorias, ainda não há nenhuma prova concreta da existência de vida fora da Terra e certamente será algo que ainda vai ser bastante debatido.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criado para Informar, entreter e divertir os leitores, o Mundo Intrigante oferece conteúdo editorial de grande valor cultural e curiosidades diversas.

Deixe Um Comentário