Prepare-se para a tecnologia móvel 5G

0

3G, 4G… A próxima tecnologia de conexão móvel é o 5G, que já está presente em países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

O 5G é sinônimo de tecnologia mais rápida do que a que temos disponível e também vai permitir o funcionamento de algumas tendências, como os carros autônomos e a Internet das Coisas (IoT).

O que é a rede 5G

A próxima geração de conexão para a internet móvel dispõe aos usuários uma cobertura mais eficiente e ampla.

A velocidade de download e upload de dados será até 100 vezes superior ao 4G. Assim, será possível atingir uma velocidade de download de até 10 Gigabits por segundo (Gbps).

Atualmente, a rede 4G consegue alcançar 100 Megabits por segundo (Mbps) e a rede 4.5G atinge 1 Gbps.

O “tempo de reação” das telecomunicações também será menor. A meta para o tempo de resposta de um comando (latência) será de 1 milissegundo. 

Assim, será possível o funcionamento de carros autônomos, já que a velocidade vai permitir reagir às mudanças no trânsito em tempo suficiente para evitar acidentes. A velocidade do tempo de resposta vai permitir até mesmo a realização de cirurgias à distância.

Atualmente, as chamadas em vídeo são comuns, mas com este sistema mais rápido será possível também fazer uma projeção holográfica.

A Internet das Coisas (IoT), que é a conexão de dispositivo sem que seja necessário a intervenção humana também vai ser beneficiada com o aumento da velocidade de conexão.

A rede móvel não vai estar disponível somente para celulares, mas também para veículos, hospitais, casas, etc. Assim, será possível que drones atuem em missões de salvamento, otimização das comunicações, médicos cuidem de pacientes por celular em tempo real e entre outras atividades.

Tecnologia ainda está longe do Brasil

A tecnologia da quinta geração da conexão móvel ainda está um pouco longe do Brasil.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) declarou que pretende realizar até março de 2020 o leilão das frequências 5G para as operadoras de telecomunicações.

Mesmo com a chegada do 5G, o 3G e 4G continuarão funcionando. Assim, você não vai precisar correr para comprar um celular novo.

Os impactos da tecnologia 5G

As redes sem fio 5G são uma variedade de tecnologias de rede usadas para trabalhar em conjunto a partir de intervalo de frequências diferentes.

Uma dessas frequências é a já usada pelas redes 4G e Wi-fi. Já a outra é de maior velocidade e milimétrica para possibilitar a transmissão em intervalos mais curtos.

Esta frequência milimétrica necessita de uma grande densidade de transmissores por metros quadrados. Com isso, essa grande quantidade de transmissores pode apresentar perigo para todos os organismos vivos.

Isso porque, vai haver uma exposição massiva da radiação das radiofrequências. Haverá uma exposição permanente a níveis de radiação de radiofrequências centenas de vezes superiores às atuais, o que vai se caracterizar em uma contaminação eletromagnética.

Há pesquisas que apontam que esta exposição pode favorecer o aparecimento de doenças como o câncer.

A exposição também pode causar danos genéticos, transtornos neurológicos, mudanças no sistema reprodutivo, estresse e entre outras condições.

Deixe Um Comentário