Saiba quais são os menores países do mundo

0

Os menores países do mundo chamam a atenção tanto pela sua extensão e pouco número de habitantes quanto por sua história e beleza natural.

Saiba quais são os 5 menores países do planeta e veja motivos para incluí-los em seus roteiros de viagem.

1. San Marino

A República de San Marino ou Sereníssima República de San Marino é, assim como o Vaticano, um enclave envolto pela Itália.

O país possui cerca de 30 mil habitantes e 61 km². Além da cidade de San Marino, que é a capital, o país possui mais oito municípios.

San Marino é tido como o estado nacional mais antigo do mundo. Reza a lenda que o país foi fundado em 301 por Marinus de Rab, que é uma Ilha na costa norte da Croácia. Marinus teria deixado Rab, que era uma colônia romana.

O centro histórico da cidade e os diversos monumentos atraem muitos turistas ao país, sendo o turismo uma importante fonte de renda no local.

2. Tuvalu

Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por nove atóis, que são ilhas em formato de anel composta por corais.

Na Oceania, Tuvalu fica entre a Austrália e o Havaí e possui 26 km² de extensão. A população é de aproximadamente 13 mil habitantes.

O local é um dos mais afetados pelo aquecimento local, o que faz com que os habitantes provavelmente tenham que se mudar da Ilha que pode ficar submersa e desaparecer.

3. Nauru

A República de Nauru é um país insular, ou seja, semelhante a uma ilha, do hemisfério Sul, que está localizado na Oceania.

O país possui 21 km², o que faz dele o menor país insular do planeta. A população é de cerca de 13 mil habitantes.

A ilha é um destino exótico muito procurado por mergulhadores por conta de seus corais. Mesmo tendo declarado a independência em 1968, Nauru continua dependente da Austrália.

4. Mónaco

O Principado de Mónaco é um microestado (cidade estado soberana) localizado ao sul da França.

Mónaco foi fundado em 1927 pela Casa Grimaldi e faz costa com o Mar Mediterrâneo.

É tido como segundo menor Estado do mundo, tendo uma área de 2,02 km². A economia de Mónaco é baseada no turismo. O local é muito conhecido pelo Grande Prêmio de Mónaco (Fórmula 1) e pelo Casino Monte Carlo.

Mônaco tem fama de ser um paraíso fiscal em que investidores não estão sujeitos ao imposto de renda.

Apesar de ser um dos menores países, o custo de vida no local é um dos mais altos do Planeta.

5. Vaticano

A Cidade do Vaticano fica dentro da de Roma, na Itália, sendo um enclave isolado por muros.

O Vaticano é uma cidade-estado soberana, onde está a sede da igreja católica. O território do enclave é se somente 0,44 km² e a população estimada é de 1000 habitantes.

A cidade-Estado existe desde 1929 e é o menor território administrado por um estado no mundo.

Por ser sede do catolicismo, muitos fiéis viajam ao Vaticano para conhecer as igrejas e catedrais. Entre as mais visitadas está a Capela Sistina, pintada por Michelangelo, entre 1508 e 1512.

Deixe Um Comentário