Saiba quais são as profissões do futuro

0

Muitas profissões se tornaram obsoletas, como é o caso do datilógrafo, por exemplo. Contudo, frente às novas necessidades sociais, há funções que passam a ser bastante valorizadas. Essas são as profissões do futuro!

A seguir, confira uma lista com algumas dessas profissões:

1. Gestor de resíduos

O crescimento da quantidade de lixo é um dos grandes problemas mundiais, tendo em vista que é preciso estar atento à formas de minimizar os impactos ambientais.

Assim, profissões que lidam com a gestão de resíduos e saneamento ambiental estão cada vez mais em evidência.

2. Biotecnólogo

Este profissional trabalha com a manipulação de material biológico com o objetivo de otimizar a qualidade de alimentos e também produzir medicamentos mais eficazes para o tratamento de doenças.

O biotecnólogo possui um papel importante em indústrias, laboratórios e centros de pesquisas.

3. Técnico em telemedicina

Levar atendimento médico de qualidade para as áreas mais remotas, é isto que o profissional de telemedicina faz.

Isso permite o acesso dos pacientes a um diagnóstico e tratamento adequado, ainda que eles estejam distantes de equipes médicas.

Profissionais de saúde e com formação ligada à tecnologia, como engenharia da computação e análise de sistemas podem exercer essa profissão.

4. Gestor de qualidade de vida

Com as empresas cada vez mais buscando soluções humanizadas e a qualidade de vida de seus colaboradores, este tipo de profissional busca garantir que haja o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos empregados.

Isso evita que as pessoas vivam somente para o trabalho e deixem de lado os bons momentos.

Profissionais com formação em áreas do Recursos Humanos e Saúde podem se especializar nesse segmento.

5. Conselheiro para aposentadoria

Este profissional tem por objetivo fazer um planejamento eficaz não apenas do ponto de vista financeiro, mas também ocupacional e de saúde.

Para este tipo de orientação é preciso ter conhecimento em diversas áreas, como às ligadas ao planejamento financeiro (Economia, contabilidade e administração) e também saúde.

Pode-se pensar na junção de profissionais para trabalhar nesse tipo de planejamento.

6. Consultor de transformação digital

Este profissional é o responsável por fazer a migração dos meios tradicionais para digitais, incluindo estratégias de marketing e o planejamento para as mídias sociais.

Profissionais com formação em comunicação (jornalismo, publicidade, marketing) e em áreas de tecnologia, como sistema de informação, podem investir nessa profissão.

7. Assistente virtual

É uma espécie de secretário que dá suporte de forma virtual aos clientes de uma empresa. Essa função pode ser exercida na modalidade home office e passa a ser bastante valorizada com o crescimento dos serviços online e e-commerce.

O assistente virtual que exerce suas obrigações longe do escritório será uma das profissões do futuro mais requisitadas.

8. Gestor de customer experience

Voltado para a área de vendas, este tipo de profissional possui como foco melhorar a experiência do cliente na hora da compra, seja na loja física ou virtual, e traçar estratégias para atrair novos clientes.

Para isso, ele faz amplas pesquisas para desenvolver ações de melhorias.

9. Profissional de Big Data

Este profissional é responsável por trabalhar e analisar o grande número de informações coletadas por uma empresa.

A partir desses dados são extraídas informações estratégicas que vão permitir o melhor posicionamento da empresa no mercado que atua.

O profissional de Big Data deve estar apto a aliar conhecimentos da área de tecnologia, como estatística e análise de sistema com os  de áreas da ciências humanas, como marketing e psicologia.

Será uma das principais profissões do futuro na área de tecnologia e as universidades já oferecem o curso de graduação.

Deixe Um Comentário