Seriam os polvos criaturas extraterrestres?

0

Você sabia que há uma teoria de que os polvos são criaturas extraterrestres?

Os polvos possuem uma aparência peculiar, com tentáculos cheios de ventosas. Além disso, eles são animais marinhos de extrema inteligência.

Eles podem até mesmo “ver” com outras partes do corpo que não seja os olhos. Alguns deles possuem a habilidade de se camuflar completamente em ambientes, seja para capturar presas seja para se proteger de predadores.

Polvo-mímico (Thaumoctopus mimicus)

Há ainda espécies que produzem toxinas tão poderosas que podem até mesmo matar um ser humano.

Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa)

Essas características fizeram com que uma equipe de 33 cientistas apresentasse uma pesquisa que sugere que os polvos são originários de seres extraterrestres que chegaram à Terra a milhões de anos.

Seriam os polvos criaturas extraterrestres?

De acordo com o estudo chamado de “Cause of Cambrian Explosion – Terrestrial or Cosmic?”, os polvos são moluscos que teriam vindo do espaço em forma de ovos preservados congelados. A hipótese de que a vida surgiu na terra a partir de organismos que chegaram aqui de outros planetas é chamada de Panspermia.

Diversas espécies do reino animal, grupos de espécies distintas com um ancestral em comum, surgiram em nosso planeta no Período Cambriano, que também é chamado de “Explosão Cambriana”, há 530 milhões de anos. Contudo, este não é o caso do polvo que surgiu mais de 200 milhões de anos após a explosão.

Uma das teorias que explicam a “Explosão Cambriana” é a de que a vida teve origem em outro lugar do Universo, chegando na Terra por meio de rochas espaciais, como cometas, asteroides e meteoritos, que frequentemente bombardeavam o planeta no passado.

O estudo que fala sobre esse período em que surgiram novas formas de vida na superfície terrestre e também sobre a complexidade dos polvos foi publicado pelo periódico científico Progress in Biophysics and Molecular Biology.

Características biológicas dos polvos

No estudo, os pesquisadores ressaltam que os polvos poderiam ser criaturas extraterrestres por conta de serem animais considerados impressionantes.

Eles têm um cérebro volumoso e sistema nervoso bastante complexo. Os corpos são extremamente flexíveis e os olhos, que são semelhantes às câmeras, possuem a capacidade de mudar de cor e forma para se camuflar no ambiente.

Esses moluscos também contam com 33 mil genes a mais do que os humanos. O estudo aponta que essas características não existiam em outras formas de vida, sendo os polvos os primeiros a terem na Terra.

Além disso, esses animais desenvolveram essas características de forma muito rápida, no que diz respeito a evolução.

Assim, a explicação dos pesquisadores seria de que os polvos já estariam se desenvolvendo em outro planeta. Por isso, alcançaram a evolução de forma rápida na Terra, sendo, portanto, criaturas extraterrestres.

Esta teoria, certamente, é bastante audaciosa. Curiosamente, muitos personagens de ficção científica possuem a aparência inspirada em polvos ou em outros moluscos.

Especialista contesta a teoria

Ainda que a teoria de que polvos são animais extraterrestre pareça bastante convincente, Mark Carnall, especialista do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, contesta dizendo que nenhum dos autores é especialista em zoologia.

Mark Carnall

Sobre a genética peculiar do animal, Carnall explica que já há trabalhos científicos que buscam elucidar sua origem, sem ligação nenhuma com intervenção extraterrestre.

E você? O que acha sobre isso?

Deixe Um Comentário