SSC Tuatara se torna carro mais rápido do mundo

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quando o assunto é velocidade, cada vez mais os carros atingem um número mais alto em um tempo menor. O SSC Tuatara, que é um modelo norte-americano, conseguiu passar a marca de velocidade de seu antecessor, o Koenigsegg Agera RS e se tornou o carro mais veloz do mundo.

Para isso, o carro conseguiu alcançar inacreditáveis 508,7 km/h em duas tentativas, com velocidade máxima de 532,9 km/h (316 mph). O carro que detinha o recorde anterior de velocidade, o Agera RS, alcançou a velocidade média de 447,2 km/h com velocidade máxima de 457,5 km/h.

SSC Tuatara atingiu o recorde de 532,9 km/h
SSC Tuatara atingiu o recorde de 532,9 km/h

O protótipo Bugatti Chiron, conseguiu alcançar a velocidade 490,4 km/h em uma pista de teste. No entanto, o carro não entrou no ranking que até então era ocupado pelo Agera RS.

Condições necessárias para a quebra do recorde pelo SSC Tuatara

O superesportivo Tuatara da montadora SSC North America foi desenvolvido para ganhar o título de carro mais rápido entre os veículos fabricado em massa.

Um piloto profissional conduziu o veículo por um trecho de uma estrada de Nevada com 11 quilômetros. O carro conta com 1.850 hp de potência e, para atender, os critérios de recorde ele foi monitorado por 15 satélites de GPS.

Recorde foi quebrado em um trecho de 11 quilômetros em uma estrada de nevada
Recorde foi quebrado em um trecho de 11 quilômetros em uma estrada de nevada

O Tuatara teve também que atender a diversos critérios, como ser um veículo de produção, isto é, idêntico a um carro que qualquer cliente pode comprar.

O recorde de velocidade também foi quebrado em uma via pública, por garantir condições de direção de um “mundo real”, ou seja, a mesma que as pessoas usam constantemente.

Os pneus e combustível também não podem ser diferentes do que são usados por carros comuns.

O britânico Oliver Wehh, que é campeão da série europeia das 24h de Le Mans, disse que o carro pode atingir velocidades ainda maiores. De acordo com o piloto, os ventos laterais impediram de alcançar o limite do carro.

Para quem quiser ter um SSC Tuatara, o modelo está disponível para comercialização pelo valor de US$ 1,6 milhão.

Ventos laterais impediram o superesportivo de atingir velocidades ainda mores
Ventos laterais impediram o superesportivo de atingir velocidades ainda mores
Share.

Leave A Reply