Os relatos de contatos imediatos com extraterrestres ocorrem há muito tempo e com frequência em todo o mundo. Seja o avistamento de luzes estranhas no céu a até mesmo casos de abdução de seres humanos.
Em 1972, o astrofísico Josef Allen Hynek, trabalhou junto com a Força Aérea norte-americana entre os anos de 1948 e 1969. Ele trabalhava em estudos de aparições de discos voadores e escreveu um livro chamado “The UFO Experience: A Scientific Inquiry”.

Nesta obra, Hynek fez a categorização dos contatos entre humanos e extraterrestres. A divisão foi feita de acordo com os níveis de intensidade desses contatos.
Os contatos imediatos considerados mais comuns
A maioria dos relatos de avistamento e OVNIS está no primeiro grau. São os relatos de luzes não identificadas e diferentes de tudo o que estamos acostumados a ver no céu. Este seria, de acordo com Hynek, o primeiro degrau na escala de contato com seres de outro planeta.

De dia, certamente é mais difícil de ser enganado por objetos não identificados no céu. Assim, OVNIS avistados de dia são definidos como o segundo degrau na Escala de Hynek.

Quando atividades e objetos não identificados são detectados por radares que controlam o espaço aéreo, sobe-se mais um degrau da escala.

Os contatos imediatos com extraterrestres
Confira a seguir a hierarquia dos tipos de contatos imediatos na relatados pela ufologia:
Primeiro grau
O OVNI é visto a uma distância de menos de 180 metros, mas não há a interação das pessoas com os objetos.

Segundo grau
Ocorre quando os extraterrestres causam interferência física, seja nos seres vivos ou no local em que a nave pousa.
Esse é o caso de desenhos estranhos em plantações, animais que parecem que foram afetados pela presença da nave extraterrestre e ou mudanças bruscas de temperatura quando próximo ao OVNI.

Terceiro grau
Há não somente a nave, mas seres dentro dela, que também são avistados.

Contatos imediatos pós-Hynek
Após a morte de Hynek, em 1986, a escala foi ganhando atualizações.
Quarto grau
É quando não somente a nave é avistada, mas também a pessoa que a avistou é levada para dentro dela.
Esses são os chamados caso de abdução. Nos relatos de pessoas que teriam sido abduzidas, elas teriam sido submetidas a testes e experimentos praticados pelos seres extraterrestres.

Quinto grau
Ocorre quando os abduzidos relatam que foram tratados com diplomacia pelos extraterrestres.
Neste tipo de contato existe uma comunicação entendível entre os humanos e os seres de outros planetas.

Sexto grau
Nesse tipo de contato imediato há a morte de uma pessoa ou animal relacionada ao contato extraterrestre.

Sétimo grau
Por fim, o contato imediato de sétimo grau geraria seres híbridos entre homens e extraterrestres. Isso poderia ocorrer após uma relação científica, violenta ou até mesmo diplomática e amorosa. Este seria o grau mais alto de envolvimento entre humanos e extraterrestres.
O nascimento de seres híbridos poderia ocorrer tanto de forma natural, a partir de relações sexual entre um humano e um extraterrestre, ou a partir de experimentos científicos feitos nos complexos laboratórios contidos nas naves extraterrestres.
Essa hipótese de contato assume a possibilidade de haver seres extraterrestres entre nós.
