TV 8K: Como será o futuro dos televisores

0

A tecnologia muda constantemente e de forma veloz. Neste sentido, a tecnologia de TV 8K que entrega imagens simplesmente perfeitas já é uma realidade.

A resolução em 8K é uma ultra-alta definição (UHD). As principais fabricantes como LG, Sony e Samsung já aderiram à novidade. A Samsung foi a primeira a lançar a TV 8K no Brasil.

Os valores vão de R$ 24.999 mil a R$ 89.99 mil.

Apresentação da Samsung na CES 2019

Os desafios da TV 8K e por que ela ainda é inviável no Brasil

Ainda há um longo caminho para que a TV 8K seja consolidada no Brasil.

Isso porque, o sinal de TV ainda não é sequer transmitido em 4K e há muitas limitações no serviço de banda larga e a TV 8K precisa de uma internet de alta velocidade para que os conteúdos de alta resolução sejam exibidos.

Os canais do brasileiros fazem a transmissão em resolução HD (720p) ou Full HD (1080p). O Brasil ainda não possui nem a tecnologia 4K, que são resoluções acima de Full HD. Portanto, ao comprar uma TV 8K não se terá diferença em assistir canais da TV a cabo e sinal aberto.

Comparação das principais resoluções de vídeo

De acordo com a Anatel, a promessa é de que o sinal 4K comece a chegar no Brasil em 2020.

Ainda que você queira usar uma TV 8K para assistir streaming como a Netflix, a conexão com a internet é inviável, pois é preciso que se tenha no mínimo 25 Mb/s de banda larga. Infelizmente, o mercado brasileiro ainda está bem distante dessa média.

O que a TV 8K pode trazer de mudanças?

Se você está pensando em comprar uma TV 8k é preciso se perguntar: A alta qualidade de imagem compensa o valor?

Além da resolução, as TVs 8K também contam com telas em tamanho grande. As vendidas pela Samsung possuem a partir de 65 polegadas.

Os aparelhos maiores são os que mais se beneficiam da alta resolução. Isso se explica por conta da densidade de pixels que estarão no display.

Comparação dos principais tamanhos de tela de televisores em polegadas

Ao ter uma TV 8K você não precisa se preocupar com o desagradável efeito pixelado, que é comum em televisores com telas muito grandes.

Outro benefício da TV 8K é que as fabricantes estão prometendo um upscaling potente.

O upscaling é um software utilizado para fazer com que uma imagem que tenha resolução menor possa ser exibida com melhor qualidade, ou seja, resolução maior.

TVs em 8K terão tecnologia upscaling aprimorada

Há TV’s 4K que possuem essa técnica e transmitem canais de TV com melhor qualidade.

Atualmente, este tipo de software tem sido aperfeiçoado com o uso de inteligência artificial que analisa cada frame de conteúdo para fazer a conversão em uma resolução mais alta.

Entretanto, ainda é muito cedo para afirmar que a tecnologia upscaling vai realmente cumprir o que promete. Tudo ainda é muito recente e precisa de diversos testes e aplicações.

Diferença de imagem entre TVs 4K e 8K só será perceptível inicialmente em vídeos

TVs 8k podem ser usadas no futuro como streaming de jogos

Algumas marcas já prometeram que no futuro as TVs 8K vão poder ser usadas para jogos em alta resolução.

Contudo, para isso ser possível ainda há diversos entraves, como a velocidade da internet.

Recentemente, o Google anunciou o Stadia, que é uma plataforma de streaming de jogos, rodada em servidores. Lançamentos desse tipo podem fazer com que os jogos em 8K possam ser jogados mais cedo do que se pensa em PC’s tradicionais e consoles.

Google apresenta sua nova plataforma de streaming de jogos, o Stadia

Diante de todas essas perspectivas, não se pode negar que esta é a tecnologia do futuro e que tudo se encaminha para que, nos próximos 10 anos, as TVs 8K já tenham se tornado populares.

Deixe Um Comentário