Yuki-onna: A mulher da neve do folclore japonês

0

O folclore japonês é rico de histórias. Uma delas é da Yuki-onna, a mulher da neve, que é muito comum em animações, mangás e na literatura japonesa.

As Yuki-onna é conhecida como “Bruxa da Neve” ou “A Mulher da neve“. De acordo com as lendas orientais, seria uma espécie de sereia das neves, já que canta em meio as nevascas para seduzir os homens e fazer com que eles morram congelados.

Essa figura mitológica aparece sob a forma de uma linda mulher e acaba se compadecendo e se aproximando dos homens, podendo até mesmo se casar com eles e constituir família.

Mas, a história de amor não costuma ter um final feliz, já que a Yuki-onna acabam sumindo em um dia de neve ou tempestade, pois é uma entidade que não pertencem a este mundo.

A mulher da neve no folclore japonês

Há histórias japonesas que contam que a Yuki-onna seria uma princesa descendente da Lua que estava cansada da vida no céu.

Ela teria descido durante uma nevasca para a Terra e foi amaldiçoada, não podendo retornar para a lua. Por isso, ela só aparece em noites de lua cheia, quando a nevasca costuma ser mais forte.

Uma outra versão que diz que a Yuki-onna é o espírito de uma mulher que morreu em uma nevasca enquanto era perseguida. Por isso, ela é sempre associada ao desaparecimento de pessoas em tempos de tempestades de neve.

A aparência da Yuki-onna

A figura da Yuki-onna frequentemente é descrita como uma mulher alta e bonita, com longos cabelos negros.

A pele é de uma palidez e transparência incomum, o que faz com que ela consiga se camuflar na brancura da neve.

Por vezes, a Yuki-onna é descrita usando um quimono, mas ela também pode aparecer completamente nua, somente com seus cabelos negros a diferenciando da neve.

Há ainda histórias que descrevem a mulher das neves vestindo um vestido branco, transparente e esvoaçante.

Mesmo sendo uma mulher muito sedutora, os olhos dela causam terror. Há lendas que dizem que ela flutua na neve, deixando um rastro denso por onde passa.

É muito comum os yokai, fantasmas japoneses não terem pés. Por isso, não deixam pegadas por onde passam.

O bem e o mal da Yuki-onna

Frequentemente a mulher das neves é retratada como uma entidade do mal, que confunde os homens e faz com que eles se percam na nevasca, ou ainda que ela beija os homens e os congela transformando-os em bloco de gelo.

Há ainda versões que a descrevem de forma agressiva, como sendo uma entidade que invade casas derrubando a porta com rajada de ventos.

Contudo, isso vem mudando e há histórias em que a Yuki-onna teria ajudado pessoas perdidas a conseguirem sair da nevasca.

As histórias são diversas, se você for ao Japão no inverno, certamente vai ouvir sobre “A Mulher da Neve”.

Como em todas as lendas, a mulher das neves também tem um caráter moralizador, que é o de atentar para os perigos das nevascas e evitar sair de casa nesses dias.

Deixe Um Comentário